Trio musical Yatho lança novo álbum e realiza ciclo de atividades culturais

Músicos divulgam registros fotográficos inéditos, workshops e oficinas

Trio musical Yatho lança novo álbum e realiza ciclo de atividades culturais
Crédito: Divulgação

O trio musical Yatho promove neste dia  8 o lançamento oficial do disco “como me sinto hoje”. O grupo é formado pelos amigos Mario Gascó (sitar e percussão), Taian Cavalca (teclas e programação) e Thiago Klein (teclas e programação), atuantes de diversos e aclamados projetos da cena independente de rock brasileira.

O início do Yatho se deu em 2017, entre as cidades de Taubaté e São Paulo. O trio busca desmistificar e promover novas possibilidades de criação, sem nenhum tipo de aprisionamento à normalidade ou rótulos.

Por meio de composições que ambientam e geram olhares e ouvidos curiosos, o trio vem pavimentando o seu caminho, munidos de instrumentos não tão habituais e programações melodiosas, desenvolvendo cada vez mais a musicalidade e aptidão artística individual para consolidar o coletivo.

Nos três primeiros álbuns, todos gravados ao vivo e sem pausa entre as canções, a resposta foi imediata e a repercussão motivou os integrantes a se colocarem em busca de mudanças, novas formas e desafios, se apresentando não somente no Vale do Paraíba, interior de São Paulo; mas também em outras cidades e festivais.

Em 2021, no segundo semestre, ganha vida o mais novo lançamento da banda, o disco intitulado “como me sinto hoje”, de seis faixas. Gravado, mixado e masterizado no estúdio Mono Mono LAB, a concepção da ideia, que teve início ainda em 2019, foi finalizada somente neste ano, em meio às turbulências e inquietações causadas pela pandemia em todo o mundo.

“Nos primeiros meses, quando tivemos que ficar isolados em casa, colocamos todo o processo em pausa. Em algum dia, depois de um bom tempo sem nem conseguirmos olhar para os instrumentos, começamos a lapidar e esboçar individualmente cada música, gravadas em improvisação e enviadas por aplicativos de mensagem; quando sem perceber, estávamos criando canções à distância. Neste meio tempo, cada um de nós se reconectou com os estudos de uma forma muito particular, seja focando em teoria musical, produção e até engenharia de som”, explicam os integrantes.

O trabalho do Yatho pode ser acompanhado por meio das plataformas de streaming. Paralelamente com a distribuição do CD, o público também poderá prestigiar virtualmente a exibição do show de lançamento, um videoclipe inédito, trechos do making of e, por fim, experimentar uma apresentação em um formato mais intimista, similar ao conceito do Tiny Desk, onde artistas se encontram em espaços mais compactos, sem palcos ou grandes estruturas.  

O calendário cultural tem apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e toda a programação é gratuita sem restrição ao público. Qualquer um pode ouvir o grupo, obter informações sobre projetos e acessar os formulários para as inscrições através das redes da Yatho: Spotify, SoundCloud, Facebook, DeezerInstagram.